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19/11/2019

ENTENDA QUAIS OS TIPOS DE MOTOS

ENTENDA QUAIS OS TIPOS DE MOTOS
 
Assim como os automóveis, as motocicletas também têm vários estilos e agora você poderá aprender um pouco sobre cada modelo.
Você sabia que as motos também são classificadas por segmento dependendo de sua configuração e modelo?
 
A cilindrada, a posição de pilotagem, o tipo de chassi, a presença ou ausência de carenagens e o estilo da moto são algumas das formas de identificar as categorias Custom, City, Street, Trails e Big Trails.

Abaixo listamos algumas das principais categorias para que você possa identificar a moto que melhor se adéqua ao seu estilo.

Scooter

Os scooters são veículos destinados a um público mais jovem e/ou que preferem um meio de transporte mais rápido para ir e voltar do trabalho, e com cilindradas entre 50 cm³ e 150 cm³. Embora cada vez mais motociclistas de todas as idades estejam se rendendo à essas ágeis, econômicas e práticas motos equipadas com câmbio automático e ótima ciclística para trafegar em meio a trânsitos caóticos. Ainda que não tragam o mesmo conforto e a segurança de motos com rodas maiores.

A posição do piloto é uma das principais características que definem um scooter, pois nela o piloto viaja sentado, ao invés de montado. Enquanto os pés ficam avançados e são acomodados em piso planos, horizontais ou inclinados. Esta característica muda totalmente o tipo de pilotagem em relação a uma moto tradicional.

Normalmente os Scooters são equipados com nichos para acomodar pequenos objetos e alças para pendurar uma sacola. E, em alguns modelos, até espaço debaixo do banco para se carregar um capacete, capa de chuva, botas e outros acessórios.

Cub

Honda BIz 125 2018 (Foto: Divulgação)

O segmento Cub é outro definido pela leveza do ser e facilidade de pilotagem. A diferença entre a Cub e os scooters é que o condutor viaja montado e apoia os pés em pedaleiras. Isso torna a pilotagem parecida com a de uma moto convencional.

Como pode ser notado no exemplo acima na Honda Biz 125, ela dispensa a embreagem, e o manete esquerdo, e é munida de câmbio semiautomático. Também são motos de baixa cilindrada, em torno de 100 cm³ e 125 cm³. Como diferencial considerável para quem gosta de economizar no posto de gasolina, a Cub é campeã, pois devido à sua leveza ela é extremamente econômica.

Esportivas

Honda CBR 1000RR Fireblade (Foto: divulgação)

As esportivas foram inventadas para quem gosta de adrenalina, pois os pilotos podem chegar de 0 a 100 km/h em poucos segundos. No entanto os pilotos sofrem em cima dessas motos por ficarem “carenados” - inclinados para frente e com o peito rente ao tanque para reduzir a resistência do vento.

Se por um lado são equipadas com design e carenagens aerodinâmicas de linhas arrojadas, por outro quase não oferecem conforto. As suspensões são rígidas, o banco tem pouco aconchego e o guidão é avançado. 

Essas motocicletas podem ser encontradas em várias faixas de cilindrada: baixa, média ou alta. E podem chegar a ter até 1.200 cm³. As esportivas encantam, seja pelo visual futurista ou pelo ronco dos escapamentos. Não é à toa que é o tipo de moto utilizada nas corridas de Moto GP e Super Bike.

Naked

Yamaha MT-07 ABS 2019 (Foto: Divulgação)

Aqui vai a queridinha dos motociclistas que gostam de combinar velocidade e conforto, as Naked (nuas) além da praticidade para utilização em perímetro urbano, também podem ser utilizadas em estradas, apesar de serem desprovidas de carenagens – daí a origem de toda a sua beleza. A pouca roupagem, porém, deixa os pilotos muito expostos à força do vento em altas velocidades.

Também são encontradas em uma vasta gama de cilindradas que vão de 200 cm³ a até 1.000 cm³. É o caso da Yamaha MT-07 ABS
, que você pode ver na imagem acima. As nakeds menores, de até 500 cm³, ficaram conhecidas como street, por serem mais utilizadas dentro das cidades.

Custom

Harley-Davidson Sportster 883 2018 (R$ 44.821) (Foto: divulgação)

São motos estradeiras. Feitas também para rodar pelas ruas dos grandes centros, mas seu é na estrada que ela se destaca com seu design que privilegia o conforto, com altura de assento mais baixa, suspensões parrudas, garfo longo e guidão elevado, esse modelo proporciona maior bem-estar na pilotagem.

Para as tribos que adoram adereços nas jaquetas de couro e enfeites cromados nas motos esse modelo é o ideal. A nomenclatura Custom praticamente virou sinônimo da emblemática marca Harley Davidson
, que se especializou nesse tipo de moto.

As Customs são caracterizadas por terem motores grandes, e suas elevadas cilindradas que podem ir de 500 a 1.800 cm³, ou ainda mais.

Trail e Big Trail

Triumph Tiger 800 XRX (Foto: divulgação)
 
Esse modelo deixa as pessoas de baixa estatura na vontade, porque, normalmente, têm alturas de assento, suspensão e de guidão bem elevadas. Esse porte facilita ao piloto vencer terrenos acidentados posicionado em pé sobre as pedaleiras, trilhas e ideal para quem gosta de passeios off-road. Ela também ajuda a transpor os corredores de carros no trânsito, passando com as manoplas por cima dos retrovisores.

Oferecem ótima ciclística e contam com carenagens que ajudam a viajar tranquilo em velocidade de cruzeiro. São tanto indicadas para quem roda exclusivamente por ruas pavimentadas, ou para quem quer pegar uma trilha aos finais de semana. E é uma das categorias com mais oferta de motorização.
 
Referências: Auto Esporte